São vários os motivos que levam um funcionário a pedir sua demissão para o patrão, mas o importante é saber o que fazer nesse momento.
Por isso vamos listar algumas dicas que você deve seguir na hora de pedir sua demissão. Assim que tomar a decisão de pedir demissão, o funcionário deve comunicar de imediato o patrão, para que ele tenha tempo hábil para planejar a sua saída.
Esse comunicado deve ser formalizado por escrito através de e-mail, carta de próprio punho ou mensagem, e o funcionário sempre deve ter uma cópia do documento.
Leia com atenção os documentos do aviso prévio, e peça sempre a segunda via. O funcionário deve de cumprir o aviso prévio pelo prazo mínimo de 30 dias, e assim receberá o valor pelos dias trabalhados, as férias indenizadas, 13º salário proporcional.
O empregado que pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, receberá, os dias trabalhados, as férias, o 13º salário, porém, terá o valor do aviso prévio descontado dos seus créditos. O aviso prévio equivale a um salário do empregado.
Como dissemos no início, são muitos os motivos que levam o empregado a pedir demissão, pode ser por exemplo, uma nova proposta mais vantajosa de emprego, contudo, a motivação pode ser alguma falta grave que o patrão possa estar cometendo contra o empregado, e por esse motivo, é muito importante que antes de fazer o pedido de demissão, converse com um profissional da área, para verificar uma possível rescisão indireta.
A falta grave do patrão, pode rescindir o contrato de trabalho de forma indireta, e nessa modalidade o empregado recebe todos os seus direitos, como aviso prévio, férias indenizadas, 13º salário proporcional, FGTS acrescido da multa de 40%, e o seguro-desemprego.
Advogado Trabalhista
Dr. Rogério Mazza
Deixe um comentário